segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Em que idade...

Este fim-de-semana veio-me um pensamento à ideia depois de ter visto uma senhora na rua a mostrar o seu novo penteado.

Em que idade é que as mulheres fazem a mudança de penteado do típico comprido, ou pelo os ombros, para o curto, que chega a desafiar as regras da gravidade, tal não é a altura que chegam a atingir (não se compara com nenhuma Marge Simpson, mas quase).?

Se formos a ver, a maior parte das mulheres com mais de 50 anos, em Portugal, utilizam o cabelo curto, e que depois os penteados começam a crescer, mas não para baixo, mas sim para cima. Quem é que já não viu uma mulher com um penteado com quase um palmo acima da testa? Os tão conhecidos capacetes, que fazem gastar quase uma lata de laca por cada vez que se penteam.

Mas depois desta visão, vieram logo à ideia alguns propósitos destes penteados:

  • um lobby dos cabeleireiros, para obrigarem as mulheres a irem lá muitas vezes, porque deve ser difícil pentear aqueles "capacetes";
  • um artifício para esconder a careca (sim, as mulheres também ficam carecas);
  • devido ao facto que com a menopausa o cabelo fica mais fraco, e para evitar a sua queda, cortam-no curtinho (e normalmente pintam-no. São poucas as mulheres que não pintam o cabelo quando chegam a um certa idade. Qual é o problema de afirmar que se tem cabelos brancos? E já agora. Ainda existe alguma rapariga, com mais de 20 anos, que ainda tenha o cabelo com a cor natural?).
Se alguém me quiser ajudar a esclarecer esta dúvida, ou queira acrescentar mais alguns pontos.

Outra coisa (também sobre cabelos em mulheres), em que idade é que dá na cabeça das raparigas pintatarem os cabelos?