segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Rescaldo da campanha...

Não é que eu seja um acérrimo adepto das questões políticas, mas este é um campo onde podemos ir buscar inspiração para muita coisa (contar piadas, escrever blogs, etc.).

Neste fim-de-semana acabou a campanha eleitoral (foram os melhores dois dias dos últimos dias, pois como era proíbido falar de assuntos de campanha, não éramos masacrados nos noticiários da televisão com esses assuntos, mas por outro lado, era só notícias de fazer chorar as pedras da calçada. Não sei o que será pior!!!!!), e por isso é a melhor altura para se fazer um rescaldo do que se passou.

Falou-se muito de boatos (mas que piada têm os boatos, se ninguém sabe de que boatos se falam), de colos (!), andou tudo doente, sem voz (devia ser proibido fazer eleições durante o período do inverno, porque assim durante as campanhas os coitadinhos ficam doentinhos enquanto fazem os milhares de quilómetros (e ainda por cima somos todos nós que pagamos estas viagens, pois eles têm direito a um financiamento na ordem dos 60 ordenados mínimos, por candidato, para gastarem na porcaria dos cartazes e panfletos que poluem as nossas cidade (estou para ver até quando vão ficar esses atentados nas ruas. Será que vão dar ainda para as próximas eleições?)). Todos prometiam choques, ou eram tecnológicos, ou sociais, ou fiscais. Mas isto aqui é o quê? A feira popular?

Tirando esta questão dos choques, alguém me consegue dizer quais eram os programas políticos dos candidatos? Provavelmente não. Andavam sempre a discutir, e no diz que disse. Pareciam umas alcoviteiras, se não mesmo umas crianças que querem desesperadamente brincar com um boneco, mas só há aquele, por isso arranjam todas as desculpas para serem eles a poderem brincar, até chegarem às vias de facto (porrada, em bom português). Só que essas foram as partes que não mostraram dos debates. Vocês julgam que o Jerónimo de Sousa ficou rouco por se ter esforçado muito na campanha? Não! Foi por ter andado numa peixeirada com os outros candidatos, e nos gritos de dôr da tareia que foi levando, e também dando nos outros. Porque é que fosses acham que eles vão para as cabines de caracterização? É para disfarçar os olhos negros. Ah pois é!!!!!!!!!!!!!

No sábado foi dia de reflexão. Mas reflexão de quê? As pessoas que estão indecisas, deve ser mais se vão (ou não) votar, e não em que partido votam. Porque um indeciso é-o até ao fim, e mesmo depois de votar, continua indeciso. O dia de reflexão deveria era ter outro objectivo, que era o de todos os políticos envolvidos na campanha, reflectirem sobre o que disseram nos últimos dias e pôr a mão sobre a consciência e afirmarem a viva voz, que o que andaram a dizer é tudo pura mentira, e o que eles querem é mesmo o poleiro (sim, isto das eleições é a forma democrática de se chamar a uma luta de galos por um poleiro).

Bem, reflictam muito (assim numa praia, ou noutro sítio aprazível, mas não se esqueçam de voltar a tempo de ir votar), e votem bem.

(este post era para ter sido feito ao longo do fim-de-semana, mas como não tive acesso à internet, só me foi possível escrever hoje. Foi um bocado difícil tentar falar de tudo o que envolveu a campanha e não falar dos resultados, que claro, já são conhecidos. Hoje posso-me comparar àqueles comentadores políticos que falam sobre o processo eleitoral, antes de se terem fechados as urnas, e já conhecendo à partida as previsões, mas não as podem revelar, que é para não adulterar a opinião de algumas pessoas que ainda não tenham votado).