quarta-feira, março 18, 2009

Tudo à volta de um carro...

E para primeiro post, nada melhor que falar-vos de um filme que vi este fim-de-semana e me surpreendeu bastante. Vi a trailer e pareceu-me uma coisa completamente diferente. Pensei que era um filme da mais estrema acção, e saiu-me uma comédia melo-dramática (não me lembro de ter visto um filme com o Clint Eastwood em que me ri tanto).



Falo-vos do "Gran Torino". Um filme que envolve um americano de origem polaca, Walt Kowalski (interpretado por Clint Eastwood) ultra nacionalista, veterano da guerra da Coreia, recém viúvo, sozinho numa casa num bairro em que a maioria dos seus vizinhos são H'mongs (grupo étnico originário de países como o norte do Vietname, Laos, Tailândia e Myanmar (antigo Cambodja), e que tem um Ford Gran Torino em condições impecáveis. E este veículo é o centro da acção do filme. Não quero estragar a história do filme, mas envolve uma tentativa de roubo do carro, gangs e vinganças.



Mas o engraçado do filme reside na extrema xenófobia da nossa personagem principal. A sua relação com os vizinhos, com os seus esgares de raiva, um ódio de morte, bem recíproco, com a matriarca da família vizinha do lado. A interacção com os seus vizinhos mais novos, mais da rapariga com Walt, e que o desenrolar da acção leva a que o rapaz também seja uma peça fundamental em toda a acção. A sua relação com o padre, um jovem recém ordenado, com o barbeiro, com origens italianas, e o construtor amigo, de origem irlandesa. Principalmente com estas duas últimas personagens residem algumas das melhores partes do filme. Que são diálogos, em partes separadas, primeiro o italiano e depois o irlandês, com Walt e o rapazito h'mong. É de rir.
O filme não acaba como esperamos, mas acabamos por achar que também é um fim compreensível e digno.
Eu aconselho o visionamento de tal película. Dou-lhe 4 estrelas, porque não é uma obra de arte, mas entretem bastante, e porque, diz-se, é a retirada do grande senhor do cinema, Clint Eastwood, do grande ecrã como actor. Vamos ver...

3 Comments:

Blogger .::rOcK_aNgEll::. said...

Não é dos meus filmes preferidos... mas gostei!:).
E sim.. fui uma das vossas kompanheiras de cinema! heheh! aqui a xatinha Joaninha!:P
Beijinhos!
*****

22:11  
Blogger .::rOcK_aNgEll::. said...

eskecime de dixer... kontinua a kolokar aki posts!:) gosto da tua maneira de escrever!.
e axo bonitos os teus poemas!
*****

22:12  
Anonymous Xana said...

Gran Torino - como tem acontecido com todos os filmes realizados pelo Clint Eastwood, também fui ver este ao cinema.
Não estava à espera, mas gostei muito do filme e, ao contrário da maioria, o final para mim foi previsível.
E o carrito, ai o belo carrito! Com musiquinha do Mr. Eastwood a condizer, lalalala.
Beijocas

16:56  

Enviar um comentário

<< Home